Pular para o conteúdo

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: PALESTRA PARA JOVENS APRENDIZES 

O Papo de Libras realizou sua primeira palestra na faculdade Anhanguera para os jovens que participam do Programa Espro. Isso só foi possível graças ao convite da Débora Serrico, uma das instrutoras do programa.

O Programa Espro é responsável por integrar jovens no mercado de trabalho, oferecendo capacitação e qualificação profissional. Essa galera tem entre 15 e 24 anos e, além de trabalhar, se mantém ativos nos estudos.

Discutimos a importância da inclusão social, da comunicação acessível e das oportunidades de trabalho na área da acessibilidade, tudo com interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais. Mas, você sabe por que falamos sobre isso?

JOGO DE TABULEIRO EM LIBRAS

Os protagonistas da vez são os jovens da Veid Start, que estão desenvolvendo jogos educativos em Libras para que ouvintes possam brincar e aprender. Tivemos a oportunidade de conhecer suas ideias e dar algumas dicas.

Mas, o que é Veid Start? O aprendiz Daniel Pereira nos explica melhor.

Veid Start é uma empresa de jogos, tanto de tabuleiro quanto digitais. Por enquanto, estamos chamando o primeiro jogo da nossa empresa de Sinalize e Vença.”

Com o incentivo da professora Débora, os jovens realizaram uma pesquisa com alunos de outras turmas para entender melhor se havia interesse deles em aprender Libras de forma descontraída e divertida. O resultado foi 100% positivo, segundo Daniel.

“No final da pesquisa, perguntamos se preferiam aprender Libras através de um jogo descontraído. Grande parte respondeu que sim.”

E como seria um jogo de tabuleiro em Libras? O jogo desenvolvido pelos estudantes representa o caminho da escola até a faculdade, onde o jogador deve passar por 63 casas, enfrentando desafios e obstáculos ao longo do percurso.

No tabuleiro, temos casas nas cores verde, roxo e branco, além das que representam um personagem. Para cada casa, o jogador deve pegar uma carta da mesma cor e, assim, realizar uma ação.

Por exemplo, se você cair na casa verde, deve pegar a carta na cor verde. E se a casa não for de uma cor? Nesse caso, representa um personagem, e ele determina a ação que você precisa realizar.

Nas cartas estão os desafios em Libras, divididos em dois grupos: cartas verdes são desafios individuais e cartas roxas são desafios em grupo. Para vencer, é preciso fazer o sinal correto. Sinalize e Vença. Ficou com vontade de jogar? Eu sim!

Glenda Heloisa e jovens aprendizes analisando a primeira versão do jogo Sinalize e Vença – reprodução/papodelibras

Com tantos temas menos complexos para criar um jogo de tabuleiro, por que escolheram a Língua de Sinais? Daniel também responde a essa pergunta.

“Acredito que todos deveriam aprender Libras. Deveria ser ensinado nas escolas, pois é tão importante quanto o português. E eu, que sempre tive interesse em aprender, acabei adiando, pois começar do zero pode ser chato.”

O objetivo é criar um jogo dinâmico e divertido para incentivar o aprendizado da Libras, sem focar muito na parte difícil de aprender uma nova língua. A iniciativa dos jovens tem potencial para se tornar um jogo educativo no futuro e, para que isso aconteça, eles estão estudando bastante sobre a Língua Brasileira de Sinais e sua gramática.

DEPOIMENTOS DOS JOVENS APRENDIZES

Daniel não foi o único a compartilhar sua opinião com a gente. Com a ajuda da professora Débora, recebemos depoimentos de alguns alunos que estavam presentes durante a palestra. Venha dar uma olhada!

A palestra foi extremamente valiosa, pois trouxe uma compreensão mais profunda sobre a importância da Libras e da inclusão das pessoas surdas na comunicação. Foi interessante ver como a Libras vai além de uma simples forma de linguagem, mas é uma ponte que conecta as pessoas e quebra barreiras sociais. Senti que a palestrante transmitiu o valor da empatia e do respeito às diferenças, além de reforçar o quanto é necessário disseminar o conhecimento sobre a Libras em mais espaços, para tornar a sociedade mais inclusiva e acessível para todos” – Isabela Cardoso

Amei, as meninas trouxeram impacto o suficiente para me fazer querer aprender libras, Além de falar assuntos sensíveis, abordaram o conteúdo de maneira mais leve” – Vitória 

Gostei muito da palestra das meninas, elas são simpáticas e foram muito didáticas na explicação. Adorei a sugestão que foi dada para o nosso jogo e da forma que elas encorajaram e abraçaram nossa ideia. Gostaria de fazer um curso com elas” – Caroline Medeiros

Incorporar a Libras no ambiente corporativo não é apenas uma questão de acessibilidade, mas também uma estratégia que enriquece a cultura organizacional e traz benefícios para todos os colaboradores” – Jessica Tavares

A palestra foi bem interessante e informativa. As palestrantes, Glenda e Cindy, conseguiram fazer um ótimo trabalho transmitindo conhecimento com clareza e despertando a curiosidade para aprender mais sobre Libras, acessibilidade e inclusão” – André Luis  

Sem dúvida, ler os depoimentos foi extremamente gratificante para nós. Agradecemos à professora Débora e ao Programa Espro pela oportunidade de compartilhar conhecimento e contribuir para o crescimento dessa galera.

E, principalmente, agradecemos aos criadores da Veid Start, que compartilham as mesmas motivações e valores do Papo de Libras: contribuir com a acessibilidade e inclusão social por meio de ideias inovadoras e ousadas.

Esse encontro foi muito importante para todos nós e, sabe o que é melhor? Em 2025 teremos mais, com o lançamento do jogo Sinalize e Vença. Gostou? Para ficar por dentro de tudo, nos siga no Instagram @papodelibras, onde postamos todas as novidades.

4 Comment on this post

  1. Incrível!!!
    Ótima iniciativa e boas pessoas. Parabéns exclusivo para minha amiga vitória que participou desse lindo projeto. Orgulho de vocês.

  2. Lindo projeto! É incrível ver iniciativas que promovem a inclusão e acessibilidade. Parabéns para todos os envolvidos e, especialmente, para minha amiga Vitória, que está fazendo um trabalho maravilhoso! Orgulho de ver você contribuindo para algo tão importante e inspirador. Sucesso sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *