Tenho certeza de que você conhece muitas sorveterias legais, mas já ouviu falar da Il Sordo Gelateria? O lugar está se tornando cada vez mais popular por seu diferencial totalmente acessível e inclusivo.
Fundada por Breno Oliveira, um empreendedor surdo que tem estimulado a empregabilidade e o empreendedorismo da comunidade surda desde a abertura da empresa em 2016.
Hoje, com 99% dos colaboradores surdos e deficientes auditivos, o Il Sordo gera emprego e causa a sensação de pertencimento à comunidade surda, pois não existem barreiras para os falantes da Língua Brasileira de Sinais.
Apenas surdos são bem-vindos? Não, eles estão preparados para receber ouvintes, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com restrições alimentares, cegos e todos aqueles que desejam experimentar o melhor gelato da cidade e, de quebra, praticar um pouco de Libras
IL SORDO GELATO EM SÃO PAULO
Em São Paulo, a sorveteria Il Sordo está localizada na Rua Coropé, número 57, Faria Lima, Pinheiros. Você pode chegar através da linha amarela do metrô, com alguns minutos de caminhada, ou, se preferir, pode pegar um Uber.
O ambiente estimula o aprendizado, por meio de vídeos que ensinam sinais de sabores e expressões em Libras, chamando a atenção de todos os visitantes, desde os que não sabem nada até os que são fluentes na língua.

ACESSIBILIDADES
O il Surdo Gelateria se destaca por seu diferencial inclusivo, estimulando a expansão da cultura surda nos meios sociais e empresariais, com colaboradores surdos e deficientes auditivos ocupando cargos que vão desde o atendimento até os empreendedores que idealizaram a empresa. Mas você sabe quais acessibilidades suas lojas oferecem?
ACESSIBILIDADE REVERSA
“Acessibilidade reversa”, expressão bastante mencionada pelo sócio André Vasco em suas entrevistas, pelo fato de que, na sorveteria, não são os surdos que precisam se adaptar, mas sim os ouvintes que não falam Libras.
Por estar localizada em um bairro muito famoso pela gastronomia, é comum a chegada de visitantes ouvintes que, sem conhecimento dos valores da empresa, se surpreendem ao perceber que todos os colaboradores são surdos.
Nesse caso, além da decoração imersiva no mundo da Libras, há sinalizações sobre como interagir com os colaboradores surdos, tablets para comunicação escrita e, na hora de escolher, apontar é sempre bem-vindo.
ACESSIBILIDADE ALIMENTAR
Muitas vezes, pessoas com restrições alimentares não encontram cardápios com opções inclusivas e enfrentam barreiras na busca por um lugar para comer, mas no Il Surdo isso não acontece.
No menu, existem opções veganas, sem açúcar, sem glúten e sem lactose que vão além das restrições, também acessíveis para idosos, crianças e bebês.
BRAILE, PISO PODOTÁTIL E ALTO CONTRASTE
Para os visitantes cegos, as lojas contam com cardápios em braile e piso podotátil que garantem a autonomia e circulação dessas pessoas. Já aqueles com baixa visão não enfrentam dificuldades ao escolher os sabores, pois contam com alto contraste.
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
Pessoas em cadeira de rodas e com mobilidade reduzida acessam as unidades com facilidade através de rampas ou apoio dos corrimãos
SABORES INOVADORES E INCLUSIVOS
Comprometidos com a alta qualidade e excelência no sabor, os gelatos são fabricados com a técnica artesanal italiana e não contêm gordura vegetal, essências ou corantes artificiais.
Tem opções para todos os públicos: veganos, celíacos, intolerantes à lactose, diabéticos e sensíveis ao glúten. Tudo preparado com ingredientes naturais, frutas frescas e leite A2. O sabor Nero é um dos exemplos, chocolate à base de água e sem lactose.
Autênticos, inovadores e criativos. Criaram o sabor Beethoven, em homenagem ao grande compositor e músico Ludwig Van Beethoven, que ao longo de sua vida perdeu a audição, se tornando uma pessoa surda. Esse sabor é uma mistura de chocolate, café e nozes trituradas. Já deu água na boca, não é?

Se liga em alguns dos 22 sabores diferenciados, com nomes ainda mais incomuns, que a sorveteria Il Sordo oferece:
- Queijo da Fazenda com Figo
- Queijo Minas
- Santa Melancia
- Danoninho
- Pérola Negra
- Nutelone
- Romeu e Julieta
- Dulce de Leite
- Iogurte com Amarena
- Bixxxcoito
E, para aqueles que adoram sobremesas, o cardápio do Il Sordo também conta com tortas, cheesecake e brownies para se deliciar ou acompanhar seu sorvetinho.
EMPREENDEDOR SURDO: BRENO OLIVEIRA
O empresário Breno Nunes de Oliveira, especialista em gelatos e surdo desde o nascimento, fundou o Il Sordo em Aracaju, sua cidade natal. Começou vendendo nas praias do nordeste com seu carrinho de peletas, sozinho. Nessa época, ainda não sabia, mas estava construindo um grande negócio de sucesso.
Antes disso, em 2015, morou em São Paulo enquanto cursava Paleta Mexicana e Gelato. Por ser surdo, enfrentou barreiras na comunicação; além de seu professor falar italiano, não havia intérprete de libras durante as aulas. Isso não limitou o sonho de Breno, que pegou firme nos estudos com a ajuda do pai.
Com muito esforço e investimento, abriu sua primeira loja. Atraiu muitos olhares curiosos, aliás, a sociedade não está acostumada com o empreendedorismo surdo. Hoje cresce pelo Brasil com três unidades em Aracaju, duas em Salvador e uma em São Paulo.

“O objetivo é mostrar que o empreendedorismo surdo pode ser uma inspiração. Já estivemos em um período em que essa possibilidade não existia. Agora, esperamos que isso se fortaleça, que tenhamos negócios de pessoas surdas em todos os espaços”, disse Breno na entrevista ao programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Pensando no protagonismo e fortalecimento dos empreendedores da comunidade surda, Breno, junto ao microempreendedor Roberto Leandro, também surdo, oferece cursos e consultorias à sua comunidade através da startup Hands Hub.
PAPO DE LIBRAS VISITA IL SORDO
É claro que o Papo de Libras não iria deixar de fazer uma visita. A convite da dançarina e professora de Libras, Olivia Menoia, curtimos um rolê de sábado experimentando os sabores diferenciados do Il Sordo. Assista nossa experiência pelo Instagram.